Vishuddha



5º CHAKRA – O CHAKRA DA GARGANTA OU LARÍNGEO – VISHUDDA



Localizado na base do pescoço, este chakra exterioriza-se como a glândula tireóide e governa os pulmões, cordas vocais, brônquios e metabolismo. Sede da abundância e da prosperidade como resultado da forma como agimos na vida.


Através deste chakra, aprender-se a receber e deixar as coisas fluírem sem criar condições que empeçam você de desfrutar da experiência. O julgamento servirá para você decidir o que lhe da o equilíbrio. Centro de expressão e de comunicação está ligado ao verbo divido, onde o que você fala cria. Sua vibração é de coloração azul clara. E a pessoa ligada ao quinto chakra compreende as mensagens não verbais, ouve com a intuição. A energia ligada representa o conjunto dos cinco sentidos, o odor, a visão, o tato e o som. Aquele que entra nesse centro domina seu eu por inteiro.


Aqui, os cinco elementos são transmutados em sua essência, em sua mais pura manifestação, e só suas freqüências sutis subsistem. As distrações do mundo provocadas pelos sentidos e pelo espírito cessam de ser um problema. O raciocínio supremo domina as emoções do coração. O ser vai procurar o conhecimento real além dos limites de tempo, dos condicionamentos culturais e da hereditariedade.


Estados psicológicos observados: bloqueio criativo, “bloqueio do escritor”, medo do sucesso ou do fracasso, ausência de concentração criativa, auto-reprovação, frustração e autocoação, medo do poder ou potencial criativo, manipulação ou mau uso da vontade criativa, ausência de fé, mágoa oculta ou reprimida.


Estados físico-orgânicos: resposta imunológica reduzida, suscetibilidade a infecções virais ou bacterianas, resfriados, gripes, herpes e problemas semelhantes.