Muladhara


Esse chakra vermelho é conhecido como Muladhara ou Chakra Básico, Raiz e outra nomeaçoes básicas. Esse chakra tem um papel muito importante ele que liga nós no no plano físico.

Situado na base da coluna, este Chakra governa a dimensão física e todos os aspectos sólidos do corpo são mantidos pela matriz sutil das energias-terra distribuídas por esse primeiro Chakra. Ele energiza e fortalece o corpo sendo responsável pelo seu bem-estar físico. É o centro de energia através do qual se experimenta "luta ou fuga". O Chakra base representa, portanto a manifestação da consciência individual na forma humana, isto é, o nascimento físico. Esse Chakra está em relação com a juventude, a ilusão, a cólera, a avareza e a sensualidade.

Exterioriza-se como a glândula supra-renal, governa os rins, a coluna vertebral, sistema de esqueleto, linfa, sistema de eliminação e reprodução e possui vibração de cor vermelha. Simboliza a Terra-mãe. Segurança com as questões terrenas de dinheiro, trabalho, casa e confiança.

Estado psicológicos relacionados com o desequilibro deste chakra incluem: confusão em relação ao papel cultural ou sexual, crise de identidade, medo, remorso, reserva, timidez, tormento, inferioridade e raiva.
Estados físicos relacionados: deficiência de ferro, circulação deficiente ou espasmódica, pressão sangüínea baixa, pouca tonicidade muscular, fadiga, insuficiência das supra-renais.