Byosen



As escolas japonesas e ocidentais de Reiki diferem num ponto central. Na escola ocidental, aprendemos que o Reiki é “inteligente” e que encontra o caminho para as áreas do corpo mais necessitadas de tratamento. É claro que isso soa bem, mas é somente meia verdade. A outra face da moeda é que o corpo é passivo ao Reiki, e dá pistas para que o praticante saiba onde e como deve tocá-lo. A forma de como isso acontece é chamada pelos praticantes do Reiki japonês de Byosen.



Este conceito é novo para muitos de nós e desempenha um papel vital no Reiki japonês. No grupo original do Dr. Usui, o Usui Reiki Ryoho Gakkai, a habilidade em detectar o Byosen era um pré-requisito para estudante avançar para o Segundo Grau de Reiki. No sistema do Dr. Hayashi, sustentava-se que esta habilidade era indispensável no atendimento ao cliente para que seu corpo se pudesse curar a si mesmo.


O Byosen é percebido ora como uma leve sensação de aquecimento, de forte calor, de formigueiro, ora pela sensação de pulsação ou dor. Eu descreveria o Byosen como “tensão”.


Essa tensão desenvolve-se na região doente localizada no corpo, e pode ser facilmente percebida pelo praticante. É possível sentir uma mais das sensações acima mencionadas, seja um formigueiro nas mãos, excesso de calor ou de frio, atracção ou repulsão magnética, ou “alfinetadas”. Essa sensação não deve ser considerada má; ela é simplesmente a maneira como o corpo do paciente diz ao praticante onde as suas mãos são mais precisas.


Quando se toca a área afectada, talvez sinta dor nas suas mãos – dor que pode chegar aos cotovelos, ou mesmo aos ombros. Se ela é suportável, mantenha as mãos na área doente até que a dor volte á sua origem, refluindo. Isso não significa de forma alguma que está a absorver a dor do cliente para o seu próprio corpo. Tudo faz parte de em processo natural que deve seguir o seu ciclo de desenvolvimento em direcção à cura. Se a sensação for muito intensa, retire as suas mãos do corpo examinado, sacuda-as diversas vezes antes de pousá-las novamente no cliente para recomeçar o tratamento.


Na palavra Byosen, “byo” significa doença, fraqueza ou tumor, “sen” significa glande). O Byosen possui pontos de maior e menor intensidade e pode ser dividido em cinco níveis:


1.Calor – calor ligeiramente superior à temperatura do corpo.


2.Calor forte – calor mais intenso


3.Formigueiro e latejar – uma sensação de formigueiro nas mãos ou nos dedos que vai ficando cada vez mais forte até atingir o ápice, quando começa a enfraquecer lentamente. Durante um tratamento de 30 a 50 minutos essa sensação tem normalmente três picos. É como se escalássemos uma montanha várias vezes: torna-se mais fácil a cada vez. O paciente começa a sentir-se melhor nesse estágio.


4.Sensação de pulsação – Hibiki, ou pulsação nas suas mãos, indica que você pode de facto sentir o Reiki estimulando as artérias e veias, o que causa a contracção ou dilatação delas. Nesse ponto, a circulação sanguínea é activada, e o sangue passa a correr com mais fluidez


5.Dor


– indica ao praticante que o Byosen é grave. Quanto mais dolorosa ficarem as suas mãos, mais sério é o problema. A dor pode migrar da palma da sua mão ao pulso, subindo gradualmente à região do cotovelo. Em certas ocasiões ela pára nessa região. Em outras, pode chegar aos ombros. Depois que a dor é aliviada, a sensação de formigueiro também desaparece


É possível que a arte de sentir Byosen tenha sido apagada da prática do Reiki ocidental pela Sra. Takata e por seus alunos, porque detectar o Byosen implica fazer diagnóstico.


Em muitos países, não é permitido que se façam diagnósticos médicos sem ter uma licença de praticante. Por isso, se você chegar a um diagnóstico, mantenha-o para si mesmo, ou comunique-o de forma discreta. Devemos usar as palavras de forma ponderada. É obrigação do praticante de Reiki avaliar previamente as potenciais repercussões das declarações que faz. Em muitos casos, é melhor manter o silêncio e esperar que a mensagem surja no interior do paciente.