SIMBOLISMO DO REIKI





A palavra Reiki pode ser escrita com ideogramas japoneses, que conforme os algarismos romanos não exprimem letra ou som e sim uma idéia. Segundo o contexto, esses ideogramas podem ter várias leituras com os seguintes significados:

I. Chuva maravilhosa de energia vital
II. Chuva maravilhosa que dá vida.
III. A idéia de algo, que vem do cosmos e que seu encontro com a terra produz o milagre da vida.
IV. Chuva maravilhosa que produz o milagre da vida.
V. A comunhão de uma energia superior com uma terrena, porém que se pertencem mutuamente.
VI. Uma energia maravilhosa que está acima de todas as demais e além disso está em você e que você pertence a ela.


A Cor
A cor simbólica do Reiki é o verde que é a cor da cura, assim como do amor;
haja visto sua correlação com o Chackra cardíaco, responsável pelo nosso amor incondicional e sistema imunológico.
Seus ideogramas são feitos em dourado, pois essa é a cor cósmica: Reiki é luz que nos leva de volta à grande luz.






O Bambu
Da natureza o Reiki tomou como símbolo o bambu que, em sua simplicidade, resistência ao vento (quando enverga), vazio, retidão e perfeição, pode representar, metaforicamente, o funcionamento da energia.
O bambu é flexível, apesar de forte; ele reverencia o vento que o toca soprando, ele se dobra à vida mostrando-nos que quanto menos um ser se opuser à realidade da vida, mais resistente se tornará para viver em plenitude. O bambu é forte, servindo para construção de embarcações, móveis e construções, ou seja, todos que receberam o Reiki tendem a ficar fortes e resistentes.
Entre um nó e outro o bambu é oco, vazio; como vazio é o espaço entre o céu e a terra, representando os que escolheram ser canais de Reiki, os quais passam a funcionar nesse vazio como verdadeiros “tubos” direcionadores de energia cósmica.
A retidão sem igual do bambu, assim como seus nós, os quais simbolizam os diferentes estágios do caminho, simboliza o objetivo do nosso itinerário interior, o nosso crescimento e a evolução em direção à meta.
No Japão, o bambu é uma planta de bons auspícios, ou sorte; pintar o bambu é considerado não só arte como também um exercício espiritual. Em algumas culturas africanas o bambu é um símbolo de alegria, da felicidade de viver sem doenças e preocupações e é interessante observar como essa simbologia tem a ver com os princípios do Reiki.